Casa do Azeite  >  Campanhas

Campanhas

Campanhas

PROMOÇÃO EM PORTUGAL

 

“DESCOBRIR O AZEITE”
  A campanha promocional e didáctica “Descobrir o Azeite” teve por objectivo divulgar os aspectos culturais e nutricionais do Azeite, bem como a sua relevância sócio-económica, gastronómica e de promoção de estilos de vida mais saudáveis para a população portuguesa, nomeadamente para as crianças, uma vez que é nesta fase da vida que se criam e fortalecem os bons hábitos alimentares.
 
Esta campanha representou a concretização de um projecto no qual a Casa do Azeite acredita inteiramente: a comunicação estruturada e documentada do Azeite no meio escolar, quer como instrumento de formação das futuras gerações nos valores da tradição e da cultura que são os nossos, quer como espaço de educação para a saúde, já que estamos convictos que o Azeite tem um papel privilegiado neste contexto, no capítulo da alimentação.
O kit produzido para 1º Ciclo do Ensino Básico ainda se encontra disponível para ser requisitado. Para tal, basta que os interessados nos solicitem o seu envio na área de publicações.
 
 
PROMOÇÃO ALÉM FRONTEIRAS
 
Portugal é tradicionalmente um país exportador de azeite.
 
Entre os mercados de destino das exportações nacionais, destaca-se o mercado brasileiro que absorve cerca de 70% do total das exportações nacionais de azeite, fazendo com que este produto seja igualmente o produto português mais exportado para aquele país.
 
Com 160 milhões de habitantes, o Brasil é o 5º país do mundo em termos de população e a 9ª economia mundial, oferecendo inúmeras oportunidades de mercado.
 
Actualmente, Portugal possui a maior quota de mercado de azeite no Brasil, de aproximadamente 50%.
 
Para manter e reforçar esta posição privilegiada no mercado brasileiro, torna-se necessário promover o consumo de Azeite Português, através da fidelização dos seus consumidores habituais, do aumento das vendas e da transferência da opção de compra de azeite de outros países para o Azeite Português.
Neste contexto, a Casa do Azeite - Associação do Azeite de Portugal, em colaboração com as marcas de azeite português, desenvolveu uma campanha de comunicação entre Novembro de 1999 e Junho de 2000, que teve como lema  "Azeite Português - Há 500 anos no Brasil" , tendo em conta o momento histórico no qual se enquadrou, as Comemorações dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil.
Mais recentemente, e integrada num projecto de promoção do sector agro-alimentar português intitulado “Portuguese Choise & Taste" a Casa do Azeite tem participado em acções promocionais  conjuntas em Paris, no SIAL, e na Bélgica, assim como em acções específcas no Brasil.
No Brasil o lema desta campanha foi "Azeite Português - Legítimo Prazer" e desenvolveram-se acções nos domínios das media relations, informação, divulgação, publicidade, organização e participação em eventos, promoção em pontos de venda, entre outras, concentradas no eixo São Paulo/ Rio de Janeiro. 


OUTRAS ACÇÕES PROMOCIONAIS 

Em conjunto com o Conselho Oleícola Internacional, a Casa do Azeite tem participado em várias Acções Promocionais de Azeite Português, nomeadamente nos Estados Unidos da América, no Canadá e no Brasil.
 
Estas Acções Promocionais centram-se sobretudo na divulgação do nosso património gastronómico, no qual o Azeite tem um papel de relevo, bem como na promoção do Azeite como um alimento natural, saudável e com inúmeros benefícios para a saúde.