Exportação
Ao nível das trocas internacionais, que se situam, atualmente, a níveis superiores a 1 milhão de toneladas desde 2019/20, os principais países exportadores são, naturalmente, os principais produtores.
Na média das três últimas campanhas, estima-se que a União Europeia, com cerca de 55.3%, e a Tunísia, com cerca de 24%, são os principais exportadores. Entre os principais importadores encontramos os países considerados os novos consumidores de azeite, que no seu conjunto se estima serem responsáveis (2024/25) por cerca de 56% das importações mundiais: os Estados Unidos (33%), o Brasil (7,9%), o Japão (4,8%), o Canadá (4,5%), a Arábia Saudita (3,1%) e a Austrália (2,7%).
Portugal é, tradicionalmente, um país com vocação exportadora. Entre os mercados de destino das exportações nacionais, destaca-se, nos últimos anos, quer em termos de valor quer em termos de quantidade, o mercado espanhol. As exportações para o mercado espanhol são, essencialmente, exportações de azeite a granel. Já o mercado brasileiro, absorve cerca de 20% do valor e 27% do volume global, fazendo com que, o azeite seja o produto português mais exportado para aquele país. As exportações de azeite para o Brasil são essencialmente exportações de azeite embalado, de maior valor acrescentado.